O PALHAÇO NOSSO DE CADA DIA

Oficina ministrada por Igor Cruz




O PALHAÇO NOSSO DE CADA DIA
[por Igor Cruz]

Todos temos um palhaço interior, seja ele alegre ou trágico. Contar um pouco sobre uma a história do teatro e do circo e libertar o "eu" reprimido foram os objetivos da oficina de palhaços ministrada no mês de julho. O que  é de fato "ridículo" e nossa postura diante da sociedade foram as questões sobre as quais deveria ser feita uma reflexão durante as aulas. Cada aluno foi induzido a pensar como um palhaço, a criar sua própria maneira de agir e interagir com o mundo à volta. Por fim, eles tiveram a oportunidade de criar seu próprio palhaço.




 Dentro das artes cênicas o clown tem
as suas origens na Commedia Dell'arte, basicamente emergindo dos personagens pierrot e arlequim. Outros personagens como o pagliacci (de onde o nome derivou), a colombina e outros, também contribuiram para a "formação" do palhaço.

O palhaço surge quando os outros artistas circences tais como malabaristas, contorcionistas, trapezistas, etc, ficavam velhos demais para suas devidas funções. Passavam  então a criar um personagem que tinha como função entreter o público enquanto os outros artitas preparavam seus shows. Esse  personagem se mesclou aos arquétipos da Commedia Dell'arte, dando origem ao palhaço.

 Cada palhaço é único, e essa exclusividade se dá também quanto a dois de seus traços mais marcantes: o vestuário e sua maquiagem. Ambos refletem e ampliam as características mais evidentes de quem interpreta, como feições do rosto, ombros ou pés grandes, massa corporal, etc.

O mítico nariz do palhaço carrega ainda mais significado do que a simples identificação deste personagem. Ele representa os olhos do mesmo e aponta para onde o palhaço está vendo, tal qual uma seta.

Os olhos do palhaço expressam os sentimentos. Geralmente os palhaços são mudos e a maneira mais fácil para eles se comunicarem é através dos olhos, por ser uma área pequena e de fácil assimilação.

Diferentemente do mímico que constrói o mundo ao seu redor; o palhaço apenas interage com ele, ficando limitado ao ambiente que já existe.

Existem três tipos de palhaços: o branco; o augusto e o vagabundo.

O branco: É o tipo que logo nos vem à memória quando ouvimos a palavra palhaço. Possui maquiagem caregada, com a cabeça ou rosto completamente brancos. Suas roupas são vistosas e coloridas. Dão ordens aos outros palhaços (especialmente para o augusto) e reagem geralmente com violência quando elas não são cumpridas. Um palhaço branco bastante conhecido é o Bozo, que juntamente com Ronald McDonald são os únicos palhaços que possuem mais de um intérprete.

O augusto: Possui maquiagem menos carregada que o branco; geralmente acentuando traços naturais como testa, sobrancelhas e bochechas. Roupas menos coloridas que as do branco, geralmente disformes e sem combinar. São o ponto de comédia nas cenas quando passam dificuldades para cumprir as ordens do branco.  Há ainda o contra-augusto, que é uma espécie de augusto que jamais cumpre as ordens do branco e procura sempre "amotinar" os outros palhaços contra ele. Um bom exemplo de augusto é o palhaço Didi, interpretado por Renato Aragão.

O vagabundo: Este tipo de palhaço surgiu durante os anos de depressão na década de 30 e representa os trabalhadores miseráveis das fábricas e os desempregados que embarcavam nos trens de carga cruzando o país em busca de sobrevivência. Há dois sub tipos de vagabundo: o triste (sad tramp) e o feliz (happy hobbo). O Triste - como seu próprio nome diz -  é um palhaço sem perspectiva de vida e que busca apenas sobreviver (como exemplo temos  Weary Willie de Emmett Kelly). O tipo vagabundo feliz - ao contrário do triste -  nunca perde a esperança e está sempre em busca da felicidade (exemplo: Carlitos, imortalizado por Charles Chaplin nos cinemas).

Os dois tipos de vagabundo trajam roupas como as de um mendigo e suas maquiagens sempre refletem a condição desse personagem:  rosto sujo e barba por fazer.

Há ainda o palhaço do tipo personagem, que não representa uma "classe", mas funciona como um estereótipo. Acabam assumindo os papéis de policiais, bombeiros, donas de casa, árabes...e tudo mais o que possa ser estereotipado.

Os palhaços possuem uma "regra de ouro": Sempre ser como uma criança, possuindo  inocência e profundo interesse no mundo que os cercam. Para eles tudo é novo e cercado de mistério. Todos os seus atos são de extrema pureza e seus sentimentos são exagerados.



ORAÇÃO DO PALHAÇO

Enquanto eu tropeço por esta vida,
me ajude a criar mais risos do que lágrimas,
dispersar mais alegria do que tristeza, semear mais ânimo do que desesperança.

Nunca me deixe ficar tão indiferente,
que eu falhe em ver as maravilhas nos olhos de uma criança,
ou o piscar de olhos de um idoso.

Nunca me deixe esquecer que meu único objetivo é alegrar pessoas,
fazê-as feliz e, momentaneamente, esquecer
todos os dissabores de suas vidas.

E em meu momento final,
que eu possa ouvir o Teu sussurro:
“Quando você fez o Meu povo sorrir,
Você Me fez sorrir. ”

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