Quero aparecer: Curiosidades sobre a água

Em todas as aulas da turma dos adolescentes sempre temos o "Momento Quero Aparecer". É a parte da aula em que as pessoas sempre preparam alguma coisa para mostrar aos outros. Uma oportunidade para descobrirmos talentos ocultos ou apreciarmos os já conhecidos. É sempre um momento de diversão e aprendizado para todos! Como o SB Artes também é cultura, resolvemos reproduzir aqui no blog uma interessante exposição que nosso aluno Vitor Silva Costa fez para os alunos da turma de sábado.

Muitos pensam que os estados físicos da água se limitam somente aos estados conhecidos como sólido, líquido e gasoso. Porém, segundo estudos da Universidade de Boston, existem 5 fases líquidas diferentes e até 14 sólidas distintas sem falar no estado gasoso. Organizei ainda um esquema com as mais legais:


\                   \                   \                      \                         \                       \                        \
*1                *2                 *3                  *4                       *5                     *6                    *7


*1- 0K(-273,15ºC): Na menor temperatura possível em que não há energia alguma nas moléculas da substância (algo ainda não alcançado pelo ser humano) o estado considerado seria o Condensado de Bose-Einstein que, por sua vez, apresenta características líquidas e sólidas dentre outras.

*2 – (-136ºC): Sólido Amorfo, que seria uma substância sólida quase líquida, semelhante ao que ocorre no vidro, onde as moléculas não estão fixas em uma posição mas em constante movimento.

*3 – (-120ºC): Gelo Líquido, uma substância grossa e viscosa.

*4 – (0ºC): Sólido Cristalino, o gelo como todos conhecemos!

*5 – (0 – 100ºC): Estado líquido da água, cujas subfases não vou detalhar aqui.

*6 – (374,15ºC): É o ponto crítico da água no qual se a água passar desta temperatura, nem com grande acréscimo de pressão, ela voltaria ao estado líquido.

*7 – Plasma: esse estado é considerado um conjunto ionizado, reunindo uma imensa temperatura e uma gigantesca quantidade de energia, emitindo ainda um espectro azulado. É possível observar esse último fenômeno usando um microondas com água dentro mas isso não é recomendável como experiência podendo causar danos ao aparelho e em você.




Nem só com a variação da temperatura que se varia o estado físico dos materiais, a pressão também influencia tal processo.

Sabendo disso, vou falar brevemente sobre o processo de supercooling. Esse processo é conhecido por resfriar a água até -38ºC sem que esta passe para o estado sólido! Para isso é necessário que tanto a água quanto seu recipiente estejam completamente limpos e livres de impurezas.

 O que acontece é que o congelamento precisa de um ponto de apoio para início (semelhante ao efeito mentos+coca-cola, que também funciona com por exemplo açúcar ou qualquer outra substância porosa) e sem este apoio, o congelamento só ocorre no frio extremo. Como ilustração ao fenômeno existem vários vídeos no Youtube com a marcação “supercooled water” e aqui vai um link para um deles. O que se vê no vídeo é que com o distúrbio, acaba-se por criar o tal ponto de apoio e o congelamento ocorre de maneira muito rápida, em poucos segundos.  




0 comentários: